O estágio vegetativo é o período em que a planta se concentra em crescer e desenvolver suas folhas, caules e ramos. Durante esse tempo, a planta não produz flores ou frutos, mas é importante para o desenvolvimento da planta. Geralmente a planta com 10 dias já saiu do estágio plântula e agora já apresenta o inicio da produção das folhas mais famosas da planta. Nesse estágio configuramos nossa iluminação para ficar 18 horas ligadas e 6 horas desligadas, simulando dias longos.
Durante o estágio vegetativo, você pode esperar ver sua planta crescer rapidamente e desenvolver muitas folhas novas. As folhas são grandes e verdes, e os caules e ramos são fortes e cheios de vigor.
A duração do estágio vegetativo pode variar dependendo de vários fatores, incluindo a genética da planta(algumas podem crescer mais lentamente), as condições de cultivo e a quantidade de luz que a planta recebe. Em geral, o estágio vegetativo dura de 2 a 8 semanas.
Você sabia que o treinamento de plantas durante o estágio vegetativo pode ter um impacto significativo na qualidade e quantidade de sua colheita? Vamos explorar os benefícios de treinar suas plantas durante este estágio importante.
O treinamento de plantas é uma técnica que permite ajustar o formato e o tamanho da planta para aproveitar ao máximo a luz e o espaço disponíveis. Isso pode aumentar a produção de flores e melhorar a qualidade das mesmas. Além disso, o treinamento de plantas também pode ajudar a evitar problemas como mofo e doenças, além de aumentar a eficiência de sua iluminação e ventilação.
Durante o estágio vegetativo, as plantas crescem rapidamente e são mais maleáveis, o que as torna perfeitas para o treinamento. Alguns dos benefícios específicos incluem:
Aumento da produção de flores: Treinar suas plantas durante o estágio vegetativo pode ajudar a maximizar a área de superfície exposta à luz, o que pode levar a um aumento na produção de flores.
Melhoria da estrutura da planta: O treinamento pode ajudar a evitar problemas de espaço e ajustar o formato da planta de maneira a evitar problemas com a iluminação e a ventilação e formação das flores.
Prevenção de problemas de mofo e doenças: Ao treinar suas plantas, você pode ajustar a forma como elas crescem e forma a evitar grandes acumulações de folhas e galhos, isso ajuda a evitar problemas com mofo e doenças, especialmente os problemas e pestes causadas por umidade alta.
Bem-vindo a um dos estágios mais importantes do ciclo: o treinamento de plantas! Neste momento, você pode moldar e formar suas plantas para atingir seu máximo potencial e garantir colheitas abundantes.
Mas, antes de começarmos, é importante entender que tipos de treinamento estão disponíveis. Aqui estão algumas das técnicas mais populares no cultivo indoor:
Cada uma dessas técnicas tem suas próprias vantagens e desvantagens, por isso, é importante escolher a que melhor se adapta ao seu espaço de cultivo e ao seu estilo pessoal de cultivo.
O topping é uma técnica de treinamento que consiste em cortar a parte superior da planta para estimular o crescimento de ramificações laterais. Isso ajuda a equilibrar o desenvolvimento da planta e a maximizar o número de colmos de florescência. Aqui está como fazê-lo:
O fimming é uma técnica de treinamento semelhante ao topping, mas que consiste em remover apenas parte da parte superior da planta em vez de cortá-la inteiramente. Isso estimula ainda mais o crescimento de ramificações laterais e é uma ótima opção para aqueles que querem uma abordagem mais suave. Aqui está como fazê-lo:
O LST é uma técnica de treinamento de baixo estresse que consiste em puxar suavemente as plantas para mudar sua forma e direção de crescimento. Isso ajuda a equilibrar o desenvolvimento da planta e a maximizar a exposição à luz. Essa técnica em junção com a poda apical são as mais utilizadas pelo novos cultivadores. Aqui está como fazê-lo:
O SCROG é uma técnica avançada de treinamento que consiste em criar uma tela ou grade acima das plantas para direcionar o crescimento. Isso ajuda a maximizar a exposição à luz e a garantir colheitas abundantes. Aqui está como fazê-lo:
E aí, você agora está pronto para começar a treinar suas plantas durante o estágio vegetativo! Esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecer as dúvidas sobre o ciclo vegetativo e como aproveitar ao máximo esse estágio para obter resultados incríveis. Geralmente tentamos cobrir todo espaço do comprimento e largura(crescimento lateral antes do vertical) do cultivo durante o vegetativo, antes de virar a planta para floração.
Lembre-se, treinar as plantas é uma parte importante do cultivo e pode fazer toda a diferença no tamanho e qualidade da sua colheita. Não tenha medo de experimentar diferentes técnicas e encontrar o que funciona melhor para você e suas plantas.
Não hesite em compartilhar suas experiências conosco nos comentários abaixo ou via nosso Instagram ou WhatsApp! E não se esqueça de compartilhar este artigo com outros cultivadores interessados em aprimorar suas habilidades. Juntos, podemos crescer e aprender mais sobre a maravilhosa planta!
Se você gostou deste artigo e está procurando uma maneira segura e discreta de cultivar em casa, confira nossas Growboxes em hgcultivo.com. Nossas caixas de cultivo são discretas, fáceis de usar, eficazes e permitem colheitas incríveis, abundantes e de alta qualidade. Também temos um ebook e uma checklist para ajudá-lo em cada etapa do seu cultivo. E não se esqueça de nos seguir no Instagram em @hgcultivo para mais dicas e inspiração de cultivo. Comece sua jornada de cultivo hoje e experimente o melhor das plantas, em casa!
Posso Ajudar?