Dicas para ter sucesso no primeiro cultivo em casa
fevereiro 23, 2021Como montar um Kit de Cultivo Completo?
julho 21, 2022Salve família! Esse post foi escrito para te ajudar a escolher e ficar em paz com a sua escolha de Painel de LED na hora de começar a cultivar em casa.
O cultivo indoor tem evoluído muito rápido e com a nossa crescente necessidade de alimentos e medicina ainda vamos ver muitas inovações que vão nos ajudar a simular o Sol dentro de nossos cultivos.
Como era antes
No começo usávamos somente as famosas HPS e HQI. Dependendo da potência da iluminação que chega até 1000w, o grower precisa manter esses monstros até 1 metro de distância da planta ou usar de diversas artimanhas como o Cooltube(um tubo de vidro onde o calor da HPS/HQI fica retido e é removido por uma exaustão que geralmente é dedicada só para isso) para elas não queimem as plantas.
Fora isso, essas lâmpadas são grandes, não tão eficientes e como citado acima, geram muito calor. Fora isso a HPS é para floração e a HQI é para o vegetativo e nem me deixe começar a falar sobre instalar os reatores pesados que são necessários para ligar a HPS e HQI.
Cobs
Foi um bom salto para a vida dos growers! Mudando para os Painéis de LEDs agora os cultivadores podem colocar uma potência menor dentro do cultivo, manter os painéis mais próximos às plantas, aproveitando ainda mais a iluminação com grandes resultados!
Um painel de LED geralmente é composto por o LED(diodo(s)), Dissipador de calor para o LED, driver para converter corrente alternada para corrente direta e então acender os leds com a voltagem correta.
COBs trouxeram mais eficiência, menos calor, luz no espectro ideal para plantas tanto no vegetativo quanto na floração tudo em só chip. Fora isso, agora ficou mais comum vermos dimmers para controlar a intensidade do LED, muito legal para plantas novas.
Uma coisa que o COB deixa a desejar é no design. Ele é um “LEDzão” com vários outros “LEDzinhos” ou seja, você tem muita luz saindo de um só lugar, isso pode gerar problemas de distribuição de luz e forçar o grower a ter mais de um COB para ter o espaço do cultivo todo bem iluminado.
Quantum Boards
E então, Quantum Board. Lindo nome, mas teoricamente não é nada novo. Só a forma de usar os LEDs SMD da Samsung, isso foi genial. A Hlg (Horticulture Lighting Group) começou com o termo e por ter uma baixa barreira de entrada, em pouco tempo a China entrou no mercado também usando o mesmo termo, Quantum Board.
Elas são as queridinhas do momento e não é só por que são novidades no mercado não.
Geram muito menos calor pois são compostas por centenas de pequenos LEDs, geralmente bem espalhados em um circuito impresso em uma chapa de alumínio, chapa essa que para os modelos até 65w como as Quantum Boards da Cultlight por exemplo nem precisam de dissipador de calor. Os modelos mais comuns no mercado hoje são 50w, 65w, 120w, 240w, 480w.
Agora é possível manter o painel de LED a poucos centímetros de distância da planta, gerando bem menos calor no cultivo e possibilitando o uso de ainda mais iluminação chegando no limite das plantas. Os growers agora economizam na conta de luz colocando mais luz útil para a planta, consumindo muito menos energia. São silenciosas e usam dissipação passiva (quando não usamos coolers para remover calor do dissipador).
Uma Quantum board de 65w pode substituir 150w HPS quando simulado em uma Growbox Compacta. São mais caras e são novidade ainda. Os melhores Chips da Samsung são LM301B, LM301H e de acordo com o Blog da Cultlight o LM281 pode ser viável também mas eles já alertam que o mesmo tem bem menos eficiência que os queridinhos do momento, LM301B/LM301H.
Potência por tamanho
Uma Quantum Board de 50w a 65w vai cobrir A Growbox Compacta(máximo), Growbox Ideal e Growbox Pro e uma tenda de 40x40cm e 60x60cm. Essa é uma média para resultados iniciais, você pode sempre colocar mais iluminação nos modelos maiores.
Para a Growbox Pro e Growbox Big recomendamos 120w ou até 240w na Growbox Pro e 360w na Big. Para tendas 120w Quantum Board cobrem muito bem 60x60cm, 80x80cm, nos modelos maiores podem ser usadas múltiplas placas de 120w ou até mesmo painéis de 480w.
Avisos
Cuidado com preços muito baixos e potências fora do comum (exemplo o Painel de LED “1000w” que vemos por aí), hoje em dia muitos se apossaram do nome Quantum Board e usam dele para vender produtos falsos, ainda mais nos marketplaces. Compre somente com profissionais e questione sempre a garantia e quem irá prestá-la.
Mantenha seu cultivo sempre com um exaustão apropriada se possível, com pressão negativa usando um bom exaustor como na Growbox. A distância do painel de LED é importante! Muito longe e você está desperdiçando oportunidade, muito perto e você pode dar mais luz que sua planta pode aguentar, então no começo (sempre se possível) observe bem sua planta e vá ajustando a altura do painel até ter um bom aproveitamento.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe o link com alguém que queria cultivar em casa e se precisar de ajuda basta clicar no botão do WhatsApp para falar com a Homegrown!
Visite nosso Instagram para ver mais! Instagram.com/hgcultivo